
A trajetória do negro nos Estados Unidos, desde a luta de Martin Luther King pelos direitos civis até a eleição do presidente americano, Barack Obama, é o tema de uma exposição aberta na última sexta-feira em São Paulo. A mostra “Eu tenho um sonho: De King a Obama – A saga negra do norte” foi aberta para o público no Museu Afro Brasil como parte das celebrações do mês da Consciência Negra e ésta aberta para visitação até 25 de Janeiro de 2010.
A exposição reúne fotografias, artigos de campanha política, vídeos e pinturas feitas por artistas brasileiros, complementadas por material gráfico da luta pelos direitos civis liderada na década do sessenta pelo pastor Martin Luther King (1929-1968).
O curador convidou 11 artistas plásticos, dez brasileiros e um americano, com o propósito de produzir obras sobre Obama para a exposição.
“A exposição foi feita para que sirva de exemplo, de espelho, para a comunidade brasileira, para a comunidade de São Paulo e para uma profunda reflexão sobre a questão da inclusão social e as políticas públicas do homem afrodescendente, do homem negro brasileiro”, explicou.
Museu Afro Brasil (MAB), Parque do Ibirapuera, Portão 10 – São Paulo | até 25/01/2010 | Tel.: (11) 5579-0593 | Terça a Domingo, das 10h às 17h | Entrada Gratuita